Manoela

TORCICOLO MUSCULAR CONGÊNITO (TMC)

O TORCICOLO MUSCULAR CONGÊNITO (TMC) é o tipo de torcicolo mais prevalente, sendo considerada a terceira causa mais comum das anomalias musculares nas crianças.

Alguns autores consideram que o TMC se deve ao encurtamento e aumento da espessura do músculo esternocleidomastoide (ECM) e é detectado no nascimento ou logo após o parto, fazendo com que a cabeça permaneça inclinada para o lado afetado do TMC e rodada para o lado oposto. Já outros autores acreditam que o TMC pode dever-se à descida da cabeça do feto ou à sua posição intrauterina incorreta, durante o terceiro trimestre de gravidez, resultando em lesões no músculo ECM. Os partos complicados também podem estar na origem deste problema, uma vez que pode ocorrer lesão do músculo ECM. No entanto a verdadeira etiologia do TMC continua por explicar.

Relativamente às características, as crianças com TMC, podem apresentar inclinação e rotação ipsilateral, assimetria da mandíbula e das orelhas, assim como assimetrias visuais, sendo que o olho ipsilateral costuma estar mais fechado. Também podem existir problemas posturais, assim como alterações no desenvolvimento da motricidade grossa, devido à inclinação persistente da cabeça e alterações do olhar devido à rotação da cabeça também podem estar presentes.

Quando diagnosticado precocemente, a maioria dos casos de TMC são tratados apenas com tratamento conservador. Dentro do tratamento conservador são utilizadas técnicas manuais de alongamento muscular e da fáscia, posicionamento ativo e exercícios para aumento da amplitude das estruturas afetadas. Os pais também recebem instruções sobre as estratégias que devem adotar em casa, de modo a dar continuidade ao trabalho realizado pelos fisioterapeutas.

O objetivo do tratamento fisioterapêutico incide-se na prevenção das assimetrias craniais e faciais, assim como em melhorar as amplitudes de movimento da cervical e a postura da cabeça e pescoço.


  •  Dra. Manoela Ponce
  • Fisioterapeuta
  • CREFFITO: 276853.1.F
  • Contato: (93) 99177-6501

Manoela
  • Manoela Fisioterapeuta
  • Fisioterapeuta graduada pela Universidade do Estado do Pará CREFFITO: 276853.1.F

Comentários

Você precisa estar logado para escrever um comentário.

Fazer login